segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Amigos

Hoje um amigo de longa data desabafou sobre amizade e estou pensando nisso há horas...Afinal, o que é amizade?
Vários conceitos de amizade existem, umas frases toscas são publicadas o tempo todo em redes sociais, poesias foram feitas com o tema, o pano de fundo de muita novela tem a amizade como tema e por aí vai mas como em qualquer assunto existem controvérsias. Sentimentos são assim, não existem regras, não existe certo ou errado, existe cada ser como único, cada relação como única.
Amizade chega a ser mais complicada do que um casamento, por exemplo. Não existe papel assinado, não existe laço sanguíneo, não existe nada que obrigue o outro ser a ficar do seu lado na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, na piada ou na completa falta de senso de humor.
Amigo(a) é aquela pessoa que não tem o mínimo de cerimônia, fala tudo que deve falar sem pedir licença, age como se a relação fosse durar pra sempre, já que foi por opção e não obrigação...amigo é o cara que ri dos seus tombos mas está ali te pegando pelo braço para erguer. Amigo é aquele que vibra com as tuas conquistas sem invejá-las, vibra apenas por te desejar o melhor sempre, mesmo que isso aconteça a distância. Amigo é bicho complicado, porquê ele nunca perde a piada por ter a certeza que não vai perder o amigo mas como em qualquer relação humana existem os desgastes...
Sua ausência pode ser fator determinante para que o outro não conheça suas prioridades, sua falta de carinho pode ser o motivo para o outro procurar afeto "em outros braços"...sim, as pessoas são carentes, além de contato físico sexual, as pessoas precisam do toque, do abraço e do afago de um amigo, precisam sentir a presença física. Sei que podem se passar anos, o amor entre os amigos não vai morrer mas dizer que se conhecem e que sabem tudo que acontece com o outro apenas com um olhar é MENTIRA. Nessa ausência você perdeu novos amores do seu amigo, você perdeu a oportunidade de enxugar suas lágrimas, perdeu a chance de rir do nada ao lado dele e com certeza deixou de participar em algo que tenha sido o momento único dele, o momento em que ele estava brilhando e isso não volta.
Conselho: não perca os próximos momentos, conviva, ligue, fale eu te amo com a mesma naturalidade que fala ao seu companheiro...amar seu amigo é divino, deixe-o saber de seus sentimentos, dos seus sonhos, anseios, do seu cotidiano. Os anos estão passando, você não sabe até quando ele estará disposto a ficar ali te esperando ansioso por um abraço, abrace muito!
Uma coisa muito importante que a vida me ensinou: NINGUÉM TEM BOLA DE CRISTAL, se deseja a presença de alguém nem que seja prá comer uma pipoca, fale: EU QUERO COMER PIPOCA COM VOCÊ, sua presença é muito valiosa e sem você a pipoca fica sem gosto.
Não imagine que pelos anos de amizade a pessoa te conheça profundamente, isso não existe, faça afirmações, esclareça que ele é importante para o novo degrau que surgiu na sua frente e quer dar as mãos prá se sentir mais seguro, quer que ele orgulhe-se de você assim como tem se orgulhado dele nos últimos anos - mas talvez também não tenha elogiado, apesar de ter sentido.
Fale, fale sempre, não deixe pra depois..as pessoas te amam pelo que você é. Seu amigo é tão importante prá você, quanto você é prá ele...coloque-o entre suas prioridades e assim você será tratado também, não que a ausência de palavras o rebaixe na sua vida, não é isso mas as pessoas precisam ouvir e sentir, isso é fato.
Amo os poucos amigos que tenho, amo os colegas que tenho, amo inclusive aqueles que nada sentem por mim, sintam-se abraçados e beijados...

Beijinhos

Cintya Guimarães Ribas - Loy

Nenhum comentário:

Postar um comentário